Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Professora da Unioeste lança livro sobre nome próprio de pessoas

A publicação está disponível para dowload gratuito.


A professora doutora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Márcia Sipavicius Seide e o professor doutor Eduardo Tadeu Roque Amaral lançaram, no XXXV Encontro da ANPOLL (Associação Nacional de Pós Graduação em Letras e Linguística), o livro “Nomes Próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira”. A obra surgiu da parceria entre os programas de pós-graduação da Unioeste e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A professora Márcia explica que nesta obra, os nomes próprios de pessoas do português brasileiros são descritos e analisados cientificamente. Primeiro, apresenta-se um panorama histórico sobre as pesquisas que se dedicam ao tema e uma tipologia detalhada deste tipo de nome. Na sequência, há capítulos que versam sobre as características morfológicas, sintáticas, semânticas e lexicais dos nomes próprios de pessoas. Na parte final do livro, há um capítulo dedicado à análise de nomes próprios de pessoa na literatura e em contextos migratórios que evidencia a importância do estudo dos nomes de pessoas em diferentes áreas de conhecimento.

O livro em formato pdf pode ser acessada gratuitamente em Busca: NOMES PRÓPRIOS DE PESSOA introdução à antroponímia brasileira – Editora Blucher.

Assessoria Unioeste / Patricia Bosso

Arquivos

Categorias

Meta