Quino, 87!

O mestre argentino chega aos 87 anos de vida, “convertido em um autor que soube misturar o pessimismo com o humanismo”

Quino e “Mafalda” – sua personagem mais famosa – em Buenos Aires.
(Arcadia / Prensa Latina)

Os argentinos felicitaram ontem (17) nas redes sociais o grande desenhista Joaquín Lavado, o pai da esperta Mafalda, essa menina mimada que com sua sabedoria ganhou o coração de mais de cinco gerações de leitores.

“Hoje completa 87 anos Quino, o criador da Mafalda, essa menina maravilhosa que sempre nos faz ver as coisas de outra maneira”, diz uma das tantas leitoras que felicitam o desenhista no ciberespaço. Feliz aniversário mais sábio e criativo, desejam outros admiradores.

O mestre argentino chega aos 87 anos de vida, “convertido em um autor que soube misturar o pessimismo com o humanismo, tipicamente argentinos, em um ilustrador que tem colhido sucesso em todo o mundo”, recorda uma nota no portal El ciudadano de La Gran Buenos Aires.

Trajetória – Nascido em Mendoza, Joaquín Lavado, que reside hoje em Chacras de Coria, um pequeno povoado situado ao norte de sua cidade natal, continua firme apesar de sua avançada idade, embora com limitações de saúde, enquanto sua popular personagem é traduzida a outros idiomas todos os dias.

Em 2017 foi visto emocionado e feliz em Buenos Aires participando do lançamento de sua Mafalda em guarani. [Recentemente, a edição em guarani foi lançada na Feira Internacional de Assunção, no Paraguai].

A tira latino-americana mais vendida no nível internacional, traduzida a 27 idiomas, está completando também em 2019, 55 anos de sua criação pela magia do lápis de Quino.

Veja também: Mafalda na Guatá

Veja também: O Mundo Quino

_________________________
Com
Diálogos do Sul