Racismo, não!

  –  Dia Internacional Contra a Discriminação Racial  –
Cena do “Massacre de 1960”, na África do Sul.

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em 21 de março. Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo.

Origem
O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960.

(Photograph by Peter Magubane, Ian Berry, G.R.Naidoo and W. Calder BAHA)

Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.
Em homenagem a luta e memória desses manifestantes, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial é comemorado em 21 de março.
A eliminação de qualquer tipo de discriminação é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas: “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).
No Brasil, desde a Constituição Federal de 1988, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Ainda assim, infelizmente, o racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, povos indígenas e, de forma especial, contra os negros.
_________________________________
Clique e leia também: “Eles me cheiravam para ver se eu era real’, lembra alemão negro exposto em zoológico

Arquivos

Categorias

Meta