Realismo fantástico

  –  Aberta bolsa de jornalismo cultural Gabriel García Márquez. Inscrições vão até o dia 21 de março.  –

Fotografia meramente ilustrativa sobre Jornalismo Cultural (Acervo: fnpi)

Jornalistas interessados ​​em aprofundar seus conhecimentos sobre jornalismo cultural podem se candidatar a esta bolsa de reportagem na Colômbia.
A Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) e o Ministério de Cultura da Colômbia organizam uma oficina de 26 de abril a 3 de maio.
O programa inclui uma viagem ao universo caribenho do premiado Gabriel García Márquez através da exploração das cidades Cartagena de Indias, Barranquilla e Aracataca. O foco será a relação entre jornalismo e ficção, guiando-se pelo livro “Cem Anos de Solidão” escrito por Gabriel García Márquez.
A bolsa visa reforçar as competências dos participantes em jornalismo cultural e jornalismo de viagens. Os bolsistas estarão imersos na dinâmica cultural da região, contando histórias de diferentes perspectivas.
Quinze candidatos serão selecionados: cinco da Colômbia, cinco da América Latina e cinco de outras regiões do mundo. Os particpantes devem ter domínio do inglês.
A bolsa cobre taxa de matrícula, seguro médico, alojamento, passagem aérea em classe econômica, material de trabalho e algumas refeições.
Seleção – O edital pede uma autobiografia, de no máximo 800 palavras (em inglês, espanhol ou português), que enfatize a experiência jornalística no campo cultural e as motivações do candidato para participar. Também é necessária uma carta que certifique a vinculação laboral com o meio de comunicação onde trabalhe. No caso de não ser registrado, será necessária uma certificação de que publicou no veículo nos últimos seis meses. Por último, uma reportagem ou crônica, de preferência tratando sobre temas culturais, de autoria do candidato, que tenha sido publicada no curso do último ano.

Ainda como requisito básico, o edital exige bom domínio do idioma inglês.

Para mais informações sobre o curso, detalhes e efetiva inscrição (em espanhol e inglês), clique aqui.
Os interessados devem se apressar, pois o prazo de inscrição inicial termina no dia 21 de março.

________________
Fonte: fnpi

Arquivos

Categorias

Meta