Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Respire!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 7 milhões de mortes prematuras são causadas pela poluição do ar. No Dia Mundial do Meio Ambiente a ONU propõe a discussão do problema.

Chinês respira ar engarrafado no Canadá.

Nesta quarta-feira (5) é comemorado o Dia Internacional do Meio ambiente. A ONU e diversas outras entidades ao redor do mundo promoveram ações de conscientização durante toda a semana, conhecida como Semana do Meio Ambiente. Enquanto no ano passado o tema central foi a poluição com plásticos, em 2019 o foco é o combate à poluição do ar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar. Os resultados são a intensificação do aquecimento global, prejuízos à saúde e até rombos econômicos — segundo a ONU, a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.

Site interativo

Visite o site, clique aqui.

E quem pensa que a poluição do ar é gerada apenas pelas indústrias e pelos poluentes dos veículos está muito enganado. Em seu site interativo, elaborado especialmente para a data, a ONU enfatiza a importância de se entender os diferentes tipos de poluição atmosférica para, então, combatê-la. As cinco eleitas como principais são as poluições por meio da agricultura, da indústria, do transporte, do lixo e a doméstica.

Além de explicar de que forma cada uma delas se dá e propor medidas de combate (como o uso de combustíveis limpos, a melhoria da coleta de lixo e até a redução no consumo de carne), a organização ainda lançou um desafio para chamar a atenção das autoridades e conscientizar sobre a data.

Na Semana do Meio Ambiente, a ONU convida todos a postarem nas redes sociais uma foto com a boca e o nariz cobertos por uma máscara, em referência à poluição do ar. A ideia é escolher uma das medidas de redução da poluição propostas no site e indicá-la na legenda da foto, além de marcar outras três pessoas para fazerem o mesmo. Confira a proposta na íntegra pelo site.

Leia também:
Poluição atmosférica mata mais que câncer de pulmão
Chineses estão comprando ar engarrafado produzido no Canadá


______________________
Da página Guia do Estudante
/ Taís Ilhéu

Arquivos

Categorias

Meta