Rock in Rio na Toca do Julião

  –  Uma opinião de Julio Cesar Fornari  –

 
O Brasil vivia um momento decisivo no inicio da década de 80. A lei da Anistia havia sido promulgada. Mesmo capenga, ela proporcionou a volta de pessoas contra o sistema vigente que estavam em exílio.  Depois disso, eclode a campanha das “Diretas, Já!” Um movimento político articulado por lideranças partidárias e sindicais, artistas, parte da imprensa,  esportistas  e trabalhadores em geral, lutando por eleições livres no país e, conseqüentemente, pelo fim da ditadura militar.
 

Clique aqui e ouça o programa 6 da Toca do Julião

Com toda essa situação social diferenciada, a música não podia ficar atrás. A idéia de se fazer um festival nas proporções dos grandes eventos musicais do mundo como Woodstock, Monterey Pop e California Jam (nos EUA), Ilha Wright,  Reading e Monsters of Rock (na Inglaterra) até então era  impensável para o nosso país e continente.
Mas o visionário Roberto Medina, conseguiu realizar esse sonho! Trouxe o que tinha de melhor no meio artístico mundial (George Benson, James Taylor, Rod Stewart, B´52, Gogo´s, Al Jareau e Nina Hagen), juntou nessa lista grandes figuras nacionais (Gilberto Gil, Alceu Valença, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Eduardo Dusek, Ivan Lins, Ney Matogrosso e Morais Moreira). Aliás, com a falta principalmente de Raul Seixas e Rita Lee. Esta última depois acabou sendo incuída na programação. Para completar uma programação extensa e diversificada, a organização do Rock in Rio também fortaleceu nomes da então nova safra do rock brasileiro (Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Lulu Santos, Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso).
Rock in Rio: é desse mega evento que vamos ouvir e conversar nos próximos dois programas. Muita informação sobre as bandas, bastidores e as gravações que vão rolar são dos shows do Festival. As bandas escolhidas? Aquelas mais voltadas ao bom e velho rock and roll. Nesse primeiro tempo, vai rolar Paralamas do Sucesso, Ozzy Osbourne, Scorpions e o Queen.
Let´s Rock, baby. Até semana que vem.
__________________
Julio Cesar Fornari é músico em Foz do Iguaçu, Pr, de onde produz o “Toca do Julião”

Arquivos

Categorias

Meta