Safra de dezembro

Para o ano terminar, última edição do Café com Teatro. Do teatro à música, da dança ao artesanato: festa das artes acontece neste domingo, com 20 atrações culturais e 5 brechós.

Neste domingo, 8, a partir das 17h, o Zeppelin Old Bar será o palco do Café com Teatro, um dos eventos culturais independentes mais longevos de Foz do Iguaçu. Para a última edição do ano, o encontro terá cerca de 20 atrações artísticas e cinco brechós, além de comidinhas e cerveja artesanal. Os ingressos serão vendidos no local por 10 reais.

A programação inclui teatro, dança, música, artes visuais, exposições, literatura e artesanato. As apresentações serão distribuídas nas áreas interna e externa do bar, para que público, artistas e expositores possam interagir durante esse domingo cultural.

Bailaoras do grupo Cia Compás de Diós de Dança Flamenca (Foto: divulgação)

Olé para o Café

Um dos destaques da programação é, sem dúvida, um grupo de dança que fará sua primeira apresentação em espaço aberto. A “Cia Compás de Dios de Dança Flamenca” nasceu de um esforço coletivo que pretende difundir e fortalecer esta arte na fronteira trinacional.

Conhecida por ser uma dança forte e apaixonada, o flamenco, é também absolutamente democrático, sendo acessível a pessoas de todos os gêneros, origem ou idade. Mais do que aprender passos o flamenco é arte de saber sentir e compartilhar em grupo e é por isso que um dos objetivos da Cia Compás de Dios é estar em contato com a comunidade, participando de apresentações coletivas.

Criado a oito meses, o grupo é composto por integrantes, do Brasil e do Paraguai, que realizam práticas semanais, além de cursos intensivos com a bailaora, professora e coreógrafa profissional de flamenco Vivi Galeano, que se desloca mensalmente de Assunção, capital paraguaia, para atende-los.

Este é o caso, por exemplo, da servidora pública Ana Isabel Galeano. “Desde os 15 anos tinha interesse pela história, pelo ritmo e a força da dança flameca, que é envolvente! Mas só muito depois, aos 29, comecei. Tive que parar por um tempo e agora com a Cia Compás de Dios de Dança Flamenca voltei pra nunca mais largar”, comenta.

“Sou uma bailaora em formação, porque agora sou aluna da escola de Flamenco da Andaluzia, que tem sede no Brasil, em Minas Gerais. É por lá que pretendo alcançar a titulação de bailaora profissional, sob a orientação da professora Maria Rosa Gimenez. Além dela, tenho outras duas professoras aqui na fronteira. A Carmen Salinas, de CDE, e a Vivi Galeano, já mencionada.”

Sobre levar a sua arte, inédita, a um palco tão eclético como o do Café com Teatro, Ana explica com expectativa: “Por um lado, soa como um desafio. por sermos um grupo jovem, que em tão pouco tempo está encarando o palco. Por outro, é muito bom estar nesse clima. O Café sempre foi um espaço democrático, um lugar para todos. Um lugar para trocar conhecimentos e sensibilidades.”

Às pessoas interessadas pela cultura flamenca, Ana Isabel faz o convite para que visitem a página do grupo: https://www.facebook.com/ciacompasdedios/

Programação completa do Café com Teatro:

Teatro
“Mansão 666”

Dança
Cia. Compás de Dios de Dança Flamenca
Black Shadow Dance Crew

Música
Marc Yann
Mauri Rios Solo Projecto
Los Bragaceiras
Lyhhiê
Quinteto Coisa Fina
Indelével
Serenumm
Mamonas Cover
Haisstan

Artes visuais
Miracle – Cleide Vidal
Dr. Patinhas
Make

Exposição
Musas – Papéis Ressignificados

Artesanato
Pano Bambu
Flor de Cacto

Literatura
Poesia Pedaços de Torta

Brechó
Zahara
Banca da Danda
Brechó da Gabi
Garimperia
Autêntica

Comidinhas e quitutes
Arepa Food Bike
Brownie do Enzo
Quitutes da Aline
Green Roots Kombi Café
Macarrãozinho do Baque Mulher

Chope artesanal
Labanca Cervejaria

Serviço: Café com Teatro
Data: 8 de dezembro, domingo
Horário: 17h
Local: Zeppelin Old Bar (Rua Major Raul de Matos, 222, Vila Yolanda)
Valor: R$ 10
Informações: (45) 99842-8487 e 3525-2983

_______________________
Guatá com H2Foz.