Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

"Sanaúd!", voltaremos!

Juventude Palestina do Brasil organiza encontro nacional em Foz do Iguaçu, de 26 a 28 de julho. O objetivo do grupo é reunir jovens para discutir o futuro do povo palestino.

Com o apoio da Embaixada da Palestina no país, evento acontece no final de julho
(Foto: Divulgação )

A Juventude Palestina do Brasil (Sanaúd) se reunirá de 26 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O nome Sanaúd significa “voltaremos”, remetendo ao retorno do povo palestino às suas terras. O objetivo do grupo é reunir jovens de origem palestina, na faixa etária de 17 a 29 anos, em torno de discussões para colaborar com a Causa Palestina no Brasil.

A Sanaúd é uma organização de jovens que já havia funcionado no Brasil, mas que encerrou suas atividades há cerca de 20 anos. Um novo grupo (foto acima) foi formado durante o 10º Congresso da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), que ocorreu em abril deste ano, em Porto Alegre. “Nesse evento, um dos líderes disse que somos a juventude da Palestina. Pediu para conversarmos porque somos o futuro da Fepal”, afirmou à ANBA um dos organizadores do evento e representante da Sanaúd, Yousef Amer, de 19 anos.

A primeira palestra do encontro será sobre a história da Sanaúd no Brasil, quando fundadores e membros antigos compartilharão suas experiências no movimento jovem palestino. O evento terá, ainda, apresentações como a de Fábio Amaro, doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), sobre “A Palestina no contexto das Relações Internacionais no Oriente Médio”; e com Hanna Yousef Emile Safieh, palestino radicado no Brasil e professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abordando o tema “A Questão Palestina e o império geopolítico no seu contexto regional e internacional”.

No Sanaúd não há diretoria para que todos os jovens possam contribuir de maneira mais igualitária. “O encontro da juventude é pensar no futuro, como a gente pode ajudar a Palestina aqui no Brasil. Todas as palestras e eventos que acontecerão nele vão ser para abrir a mente dos jovens, para ter ideias de atividades em suas próprias cidades. É para as pessoas voltarem motivadas, como eu voltei do Congresso, em abril”, explicou o jovem, que é aluno de Engenharia de Petróleo na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

O estudante é natural de Pelotas (RS) e sua origem palestina vem tanto do pai quanto da mãe. Os dois são palestinos que migraram para o Brasil. Ele explica que a comunidade árabe no Sul é grande, sendo que Pelotas, por exemplo, tem de 30 a 40 famílias residentes.

O primeiro dia do encontro será aberto e no sábado começam as atividades fechadas para o Sanaúd. O evento tem apoio da Fepal e da Embaixada da Palestina no Brasil. A organização informou que grupos de Porto Alegre, Manaus e Brasília também estão se organizando para comparecer ao encontro.

Serviço:

Encontro da Juventude Árabe Palestina – Sanaúd
Do dia 26 a 28 de julho
Hotel Golden Park (Rua Almirante Barroso, 2006 – Centro), Foz do Iguaçu – Paraná
Mais informações: juventudesanaud@gmail.com
Inscrições gratuitas

_____________________
Agência de Notícias Árabe-Brasil

Arquivos

Categorias

Meta