Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Semana da África

A segunda edição do evento traz como tema geral “África e suas diásporas: lutas e desafios comuns”, de 20 a 24 de maio, na Unila. Evento de caráter educacional, científico e cultural, é aberto a toda comunidade de Foz do Iguaçu e região

A 2ª Semana da África, iniciativa de estudantes, professores e técnicos da UNILA, é um evento de caráter educacional, científico e cultural, aberto a toda comunidade de Foz do Iguaçu e região. Com o tema “Lutas e Desafios Comuns”, a segunda edição dispõe de diversas atividades como oficinas, minicursos, palestras, mostras, show e ações culturais que buscam promover o diálogo cultural e científico entre África e suas Diásporas.

História – O mês de maio é um marco na história da África e do mundo porque pela primeira vez em 1963, 32 chefes de Estados africanos independentes se reuniram em Addis Abeba, na Etiópia, para defender e emancipar o continente do colonialismo e do apartheid criando a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana (UA), composta por 55 estados africanos. O Dia da África foi instituído pela ONU em 1972.

A semana na Unila é organizada pelos professores Jean-Bosco Kakozi, Mamadou Alpha Diallo e Heloisa Marques Gimenez – ambos do departamento de Relações Internacionais e Integração -, pelo PET Conexões dos Saberes e pelos estudantes Welligton de Souza Lima e Nicole Machado. O evento se propõe a comemorar o dia 25 de maio, retomando a visão integrada do continente, de unidade na diversidade, de uma África unida, livre e no controle de seu futuro, tal qual expresso na Carta da OUA – Organização da Unidade Africana – datada em 1963.

Leia também: 25 de maio, Dia da África

PROGRAMAÇÃO (Campus Jardim Universitário)

SEGUNDA – 20/05
14h30 – 18h: Oficina de língua Swahili- professor Jean Bosco Kakozi Kashindi (UNILA)

18h30 – 19h30: Palestra de abertura – professor Jean Bosco Kakozi Kashindi (UNILA), professor Mamadou Alpha Diallo (UNILA)

19h45-21h45: Diálogos Interculturais: Coletivo de Estudos Culturais Haitiano (UNILA) e estudantes de Gana, Benin, Guiné, Guiné-Bissau, Congo, Angola e Barbados

TERÇA – 21/05
13h00 – Mostra de Cinema: “Njinga, Rainha de Angola” (2013), com mediação de Nicole Machado

15h – 17h: Oficina de língua Iorubá – mediador: Alesi Idrissou

17h30 – 18h30: Afoxé Ogun Funmilayo – Grupo Cultural de Candomblé, do Jardim Morumbi, Foz do Iguaçu

19h – 21h30: Mesa: Mulheres africanas – professora Ângela Maria de Souza (UNILA) em conjunto com outras convidadas

QUARTA – 22/05
14h30 – 17h45: Oficinas correlacionadas hip-hop, relações étnico-raciais e implementação da Lei 10.639 na educação – professora Ângela Maria de Souza (UNILA), Janaína de Jesus Lopes Santana, Ellen Santos.

17h30 – 18h30: Maracatu Kaburé e capoeira: autonomia para gingar na fronteira – Grupo Cultural de Maracatu, da Vila C (Foz do Iguaçu) e Projeto de Capoeira – Thierry Azevedo

19h – 22h30: Apresentação de trabalhos dos estudantes da disciplina África Contemporânea da UNILA – professor Jean Bosco Kakozi Kashindi (UNILA)

QUINTA – 23/05
14h30 – 18h: Fronteira e instabilidade políticas “no grande Oriente Médio” e no Sahel africano – professor Mamadou Alpha Diallo (UNILA)

18h30 – 21h: Feirinha cultural agroecológica Unioeste/UNILA, show e exposição de vídeos, show com Cicí, Clarissa Souza e Marcos Vinícius ( UNILA)

SEXTA 24/05
14h30-18h: Palestra de encerramento “Ações afirmativas e políticas públicas: criação da Semana de Consciência Racial e do Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu em 2019” – Mazé Saad – Diretora da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Representante da UNEGRO em Foz do Iguaçu, professor Marcos de Jesus Oliveira (UNILA)

17h – 19h30: Encerramento cultural Capivara Preta, Cartonera, Mano Zeu e Coletivo No Hay Frontera
Mostra de cinema: Filme sobre iorubás – Mediador: Alesi Idrissou

O evento terá certificado e as inscrições podem ser feitas, até 20 de maio, através do formulário online.

_______________________
Assessoria Unila

Arquivos

Categorias

Meta