Senhorinha de 94 anos se recupera da covid-19 e tem alta do Costa Cavalcanti

Ela ficou internada na UTI desde 14 de julho com pneumonia. Mesmo com comorbidades, ela se recuperou totalmente.

Internada desde 14 de julho na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, com pneumonia causada por covid-19 e histórico de cardiopatia, entre outras comorbidades, dona Leonor Zurppardo, de 94 anos, deixou nesta segunda-feira, 27, a unidade hospitalar, mantida pela usina de Itaipu.

Balões de bem-vinda e muita alegria e emoção marcaram a saída dela do hospital. Durante a internação, apesar da gravidade do caso, o quadro de saúde da idosa evoluiu bem, demonstrando uma grande vontade da paciente de vencer a batalha contra a doença.

Na porta do hospital, a única filha, dona Eleonora, aguardava a mãe, ansiosa, acompanhada de alguns amigos. “Obrigada por tudo que fizeram por ela, que Deus continue abençoando vocês para salvarem outras vidas”. Um forte e demorado abraço retratou a saudade e emoção de ambas.

“Durante essas quase duas semanas de internação, o que me deu paz foi ver minha mamãe por chamada de vídeo feita diariamente pelos médicos”, disse Eleonora.

A visita humanizada adotada pelo HMCC ajuda pacientes lúcidos e familiares a conversar e se verem durante a internação.

“Mamãe queria ver tudo. Fizemos até um tour pela casa e colocamos nossa cachorrinha na última videoconferência”, disse a filha.

 

Família pôde acompanhar por vídeo como estava a paciente de 94 anos. (Foto: Débora Black)

Grande vitória

O diretor técnico do hospital, Dr. Rodrigo Romanini, considerou uma grande vitória essa recuperação.
“Pela gravidade e intensidade com que ataca o organismo de pacientes longevos, essa alta significou muito para toda equipe. Essa vitória foi, sem sombra de dúvida, fruto da dedicação da brilhante e incansável equipe assistencial do HMCC”, reforçou.

Apoio de Itaipu

Itaipu realocou recursos na ordem de R$ 24 milhões contra a covid-19. Desse total, 15 milhões para criação de uma ala exclusiva para tratamento de pacientes graves da doença.

Parte dessa verba também foi destinada para a compra de insumos e medicamentos das regionais de saúde dos 54 municípios de abrangência da usina.

Desde o início da pandemia, 91 pacientes diagnosticados com covid-19 foram internados na Unidade de Tratamento do Hospital Costa Cavalcanti. Até o momento, 54 receberam alta e 24 permanecem internados.

Por Itaipu Binacional e HMCC