Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Série sobre movimento modernista estreia na TV Cultura nesta quarta

Episódios a cada semana apresentarão a vida e a obra de quatro dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922. Tarsila do Amaral, nesta quarta (13), abre a série ‘Modernistas’

“Operários”, quadro pintado por Tarsila do Amaral em 1933. (Foto: divulgação)

Produzida pela TV Cultura, com direção do cineasta Ricardo Elias, a emissora lança a série Modernistas, que apresenta um dos movimentos mais importantes da cultura brasileira, o Modernismo. Quatro documentários inéditos relatam a vida e a obra dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

A série estreia na TV Cultura nesta quarta-feira (13/5), às 22h45, com o episódio sobre Tarsila do Amaral. Nas demais semanas (20 e 27/5 e 3/6), respectivamente, vão ao ar a vida e obra de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

Episódio 1 – Tarsila do Amaral

Conduzido pela sobrinha-neta de Tarsila conhecida como Tarsilinha, a edição destaca a carreira artística da pintora até seu recente sucesso no MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova York -, em 2018, com uma exposição exclusiva Inventing Modern Art in Brazil, que a expôs para o mercado internacional.

O episódio destaca também o sucesso da exposição Tarsila Popular, em 2019, no Masp, em São Paulo, que contou com a visitação de 402 mil pessoas – recorde de público. E o caráter didático das suas obras, já que a pintora é uma das primeiras artistas a serem apresentadas para as crianças.

Uma curiosidade a destacar é que a edição tem um dos únicos registros em vídeo de Tarsila, feito em 1972, e que pertence ao acervo da TV Cultura. A atriz Victoria Blat, que atuou na série Dois Irmãos da Rede Globo, interpreta em alguns momentos a pintora.

Programação completa da série ‘Modernistas’

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. “O documentário busca um olhar intimista e pessoal dos personagens, mesclando depoimentos de autoridades no assunto com parentes próximos. A ideia é atualizar as figuras dos modernistas, destacando não só o seu legado, mas a influência que exercem até hoje. Já que os modernistas pensaram o Brasil como poucos na história da nossa cultura e estamos sempre recorrendo a eles quando precisamos discutir ou rever a nossa identidade”, diz Ricardo Elias.

1º episódio: TARSILA DO AMARAL – 13 de maio
2º episódio: VICTOR BRECHERET – 20 de maio
3º episódio: OSWALD DE ANDRADE – 27 de maio
4º episódio: MÁRIO DE ANDRADE – 3 de junho

Por TV Cultura

 

Arquivos

Categorias

Meta