A Sonoridade do "Iguassu"

  –  Circuito de Música Popular Latino-Americana é atração em Foz  –  

iguassu de musicaOs amantes de boa música já têm programa certo para os próximos três dias em Foz do Iguaçu, com a realização do Circuito Iguassu de Música Popular Latino-Americana (Cimpla) entre 20 e 22 de maio. A programação reserva oficinas e apresentações de instrumentistas brasileiros renomados. O melhor de tudo: com entrada franca.
Nesta sexta-feira, o evento tem início às 15h40 com um pequeno show de Sergio Coelho Trio na sede da Unila, no Jardim Universitário. Em seguida, às 16h, o guitarrista do grupo, Mario Conde, comanda um workshop sobre harmonia e improvisação criativa.
Quem preferir pode optar pela oficina do percussionista do trio, Luis Rolim, no mesmo horário, abordando ritmos brasileiros no pandeiro. Para encerrar o dia, às 17h30, o trombonista, compositor e arranjador Sergio Coelho aborda articulação e improvisação em instrumento de sopro.
No sábado (21), o circuito reserva uma apresentação de Sergio Coelho Trio acompanhado do grupo iguaçuense Jazzcaré Trio, às 20h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Para encerrar o evento, no domingo, músicos da cidade apresentam-se em jam sessions com Sergio Coelho Trio na Chácara Vico Lorena, às 16h.

 
Atração principal – Sergio Coelho, trombonista, compositor e arranjador, é a atração principal do Circuito Iguassu, em 2016. Instrumentista de destaque na música instrumental brasileira, iniciou os estudos aos 9 anos de idade, sempre com muita atenção à linguagem brasileira. Estudou ao lado de grandes instrumentistas como Raul de Souza, Gilberto Gagliardi, Radegundis F. Nunes, Irvin L. Wagner, Arismar do Espirito Santo, Nailor Proveta, Itibere Zwarg entre outros. Tocou ao lado de Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, Zé da Velha, Carlos Malta, Emilio Santiago, Gabriele Mirabassi, Vinícius Dorin entre outros grandes músicos.
No sábado, o show de Sergio Coelho vai ser precedido pela apresentação do “Jazzcaré Trio”. O grupo é composto por três músicos consagrados na região das Três Fronteiras. Aos irmãos Sergio e Amauri Copetti (baixo e bateria, respectivamente), soma-se o violão de Sebastian Pereira. Especialmente para a ocasião, o Jazzcaré terá a participação especial do flautista Fabio Del Antonio.

O circuito – O Circuito Iguassu de Música Popular Latino-Americana (Cimpla) nasceu em 2011 com a proposta de divulgar as expressões culturais desse estilo musical no continente, abrindo espaços artísticos com vistas a construir um autêntico corredor cultural do Mercosul e integrar a população da América Latina por meio da música.
Nesta edição de 2016, o evento ampliou sua capacidade. O edital do Fundo Municipal de Cultura favoreceu muito a viabilização do Circuito esse ano, segundo Sebastian Pereira. Ele, que idealizou e desenvolve o projeto desde sua criação, comenta que “o Circuito só foi possível graças ao edital do Fundo”.
“A partir do patrocínio do Fundo, explica Pereira, também viabilizamos parceria com a Unila e conseguimos outros apoios na iniciativa privada. Isto garantiu a criação de um núcleo acadêmico, que estreia com a realização de um pocket show na própria Universidade, além da constituição das oficinas.”
O evento é produzido pela Mbaraka Produções e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura – que é gerido pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e o Conselho Municipal de Cultura. Também são apoiadores do projeto o Restaurant La Rueda, o Hotel Saint George, de Puerto Iguazu, e o Belmond Hotel das Cataratas.
Programação:
Dia 20 – Jardim Universitário Unila – Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1.000
15h40: Pocket show com Sergio Coelho Trio
16h: Workshop com Mario Conde – Harmonia e improvisação criativa
16h: Workshop com Luis Rolim – Ritmos brasileiros no pandeiro
17h30: Workshop com Sergio Coelho – Articulação e improvisação em instrumento de sopro
Dia 21 – Fundação Cultural – R. Benjamin Constant, 62 – Centro
20h: Show Sergio Coelho Trio e participação de Jazzcaré Trio
Dia 22 – Chácara Vico Lorena – Beco Lorena 119 – Vila Carimã
16h: Jam Sessions com Sergio Coelho Trio e músicos da cidade


Com h2foz/Douglas Furiatti
 

Arquivos

Categorias

Meta