Superior dos Claretianos nega morte de dom Pedro Casaldáliga

Bispo emérito de São Felix do Araguaia, Pedro Casaldáliga está com 92 anos e foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário – CIMI. Seu estado é grave.

Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar.”

Da revista Fórum

Esta reportagem foi atualizada às 10h48 do dia 04/08/2020 com informação do padre Marcos Loro, Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil

Em áudio enviado em grupos de whatsapp da qual a Fórum faz parte, o Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil, padre Marcos Loro, negou que Dom Pedro Casaldáliga tenha morrido na manhã desta terça-feira (4). Uma fonte próxima ao bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) confirmou a morte dele à Fórum, mas retirou a informação diante da declaração do padre Paulo.

“Ele não está bem de saúde, mas está bem”, diz o padre, ressaltando que Dom Pedro será levado para a comunidade de Batatais, no interior de São Paulo, “onde vamos acompanhar mais de perto o seu estado de saúde”.

Em nota (leia íntegra abaixo), a Prelazia de São Félix do Araguaia comunicou que busca uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea para transferência do religioso para o interior de São Paulo.

“Estava mais ou menos prevista para ontem, segunda-feira (03), a transferência dele em teco-teco. Só que houve um agravamento nas suas condições e o médico de São Félix avaliou que seria muito complicada esta transferência, e Pedro poderia não resistir a uma viagem nestas condições. Com isso foi suspensa e foi buscada uma UTI Aérea para a transferência. Isto acontecerá, hoje (04), a qualquer hora”, diz o comunicado.

Símbolo da luta em defesa da Amazônia, dos povos indígenas e pela Reforma Agrária, o bispo foi internado no Hospital de São Félix e seu estado se agravou na madrugada desta terça. o religioso sofre também de mal de Parkinson e no ano passado foi acometido por tuberculose.

Dom Pedro Casaldaliga foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Leia a nota na íntegra

Comunicado OFICIAL sobre a saúde do Bispo PEDRO CASALDÁLIGA

Diante de diversas notícias disparatadas sobre a saúde do bispo Pedro Casaldáliga, a Prelazia de São Félix do Araguaia informa que ele foi internado em São Félix (MT) já na semana passada com problemas respiratórios e agravamento do Parkinson. Como São Félix tem uma estrutura muito precária de atendimento à saúde (nenhum dos dois hospitais tem UTI), os padres que acompanham o dia a dia de Pedro, pensaram em transferi-lo para um lugar com melhores condições.

Os padres claretianos (a congregação a qual Pedro pertence) tem em Batatais (SP), uma estrutura de excelência para atendimento aos idosos e enfermos da congregação, e eles se dispuseram acolhê-lo com todo o carinho.

Estava mais ou menos prevista para ontem, segunda-feira (03), a transferência dele em teco-teco. Só que houve um agravamento nas suas condições e o médico de São Félix avaliou que seria muito complicada esta transferência, e Pedro poderia não resistir a uma viagem nestas condições. Com isso foi suspensa e foi buscada uma UTI Aérea para a transferência. Isto acontecerá, hoje (04), a qualquer hora.

Vamos aguardar. Com um atendimento melhor pode-se prolongar por mais algum tempo a sobrevida de Pedro. Vamos acompanhando com nossas orações e com nossas energias positivas.

A Prelazia de São Félix do Araguaia

Leia também: Pedro Casaldáliga, o bispo
que enfrentou a ditadura em nome dos índios

 

Das páginas Fórum e El País