Terra do Saci

  –  Foz do Iguaçu recebe espetáculo teatral Terra do Saci. Peça infantil é encenada pelo Grupo Malasartes, de Curitba  –


A partir da próxima semana, o público iguaçuense poderá conferir a série de apresentações da peça infantil Terra do Saci, encenada pelo Grupo Malasartes, de Curitiba. A trupe, que está percorrendo cinco municípios importantes do interior do Estado, realiza as apresentações nos teatros das cidades e em espaços alternativos de escolas públicas localizadas em regiões populares.
Em Foz do Iguaçu, as apresentações de Terra do Saci começam na Escola Municipal João da Costa Viana, dia 10, com sessões às 9h, 10h, 14h e 15h. No dia 11, a peça acontece na Escola Municipal Carlos Gomes, exibida às 8h30, 10h, 13h30 e 14h30. Depois, o espetáculo será apresentado no Teatro Barracão, no dia 12, às 14h e no dia 13, às 15h.
O circuito de apresentações do Grupo Malasartes é um projeto contemplado no 1º Edital do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná. A ação tem o apoio da Copel. Em Foz do Iguaçu, a circulação da peça conta com o apoio das associações culturais Casa do Teatro e Centro de Cultura Popular.
Terra do Saci tem um histórico de mais de uma centena de apresentações em Curitiba e região Metropolitana, realizadas tanto em teatros quanto escolas, hospitais, bibliotecas e centros comunitários. Em 2013 recebeu o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro, com o qual circulou por cidades de Santa Catarina e São Paulo. O espetáculo foi também selecionado e apresentou-se na Mostra Infantil 2014 do SESC da Esquina – Curitiba. Em 2015, o espetáculo foi selecionado para a programação teatral do SESI – São Paulo.
O teatro e seus atores
A montagem apresenta lendas da cultura popular ambientadas no cotidiano de uma pequena vila. Histórias do Saci, do Curupira e do Lobisomem temperam o encontro de uma professora dedicada e de um velho caboclo conhecedor dos segredos das matas. Entre o mistério e a surpresa desvela-se a riqueza de um folclore vivo forjado no encantamento.
O Grupo Malasartes é um coletivo de intervenção teatral dedicado à criação de espetáculos itinerantes para crianças e jovens, à pesquisa e à difusão da cultura popular e de histórias da tradição oral brasileira. Há 20 anos, de forma ininterrupta, esse núcleo apresenta seus espetáculos em teatros e espaços comunitários, difundindo uma cultura de respeito e proteção à infância.
Para mais informações sobre o circuito de exibições da peça Terra do Saci em Foz do Iguaçu, ligue: (45) 3901-3206.
_______________________
(Com assessoria)

Arquivos

Categorias

Meta