Textão de sexta #0001

  –  Uma crônica de Claudio Siqueira  –  

Hoje, 25 de maio, é o Dia da Toalha, em homenagem a Douglas Adams, autor da “trilogia de cinco” O Guia do Mochileiro das Galáxias. Para entender a referência à toalha basta ler o primeiro livro ou buscar na Wikipédia.
Hoje também é o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek. A Wikipédia tem um verbete bem detalhado sobre a data.
.
Iria aproveitar o momento para uma breve reflexão do que é ser “nerd”, “geek” ou “CDF”, mas isso também encontraremos na Wikipédia. Só lembrando que os nerds nerds comemoram hoje o Dia da Toalha e os outros nerds o Dia do Orgulho Nerd. Eu particularmente não sei qual das duas comemorar pois estou na categoria dos nerds preguiçosos, que segundo Levi Strauss constroem o conhecimento pela bricolagem (não, Levi Strauss não escreveu tese alguma sobre nerds).
.
Qualquer ser humano tem um nerd interno acorrentado. Libertá-lo tem o preço de perder a vida social parcial ou quase totalmente (vida social ilusória de passagem). O que diferencia o humano do animal senciente é o trabalho, a técnica, a cultura e esse nerd interno acorrentado.
.
Aproveitarei o espaço para refletir sobre o conflito “mêmico” nas redes sociais do pessoal de exatas com a galera de humanas. Aqui seguem alguns pontos:
.
1 – O ser humano é um animal cultural. Toda cultura é política e toda política não existe sem economia.
.
2 – Conflitos entre humanos resolvem-se pelo direito.
.
3 – Príncipes herdeiros de monarquias antigas e modernas estudavam menos matemática e mais filosofia, história e oratória. Matérias que geram líderes. Engenheiros estudam matemática a fundo, pois eles são pagos para isso e não para pensarem a sociedade e serem líderes.
.
4 – A filosofia gera a ciência e a ciência cria a engenharia. Já em nosso Estado em que o conhecimento da realidade é para poucos, o salário do engenheiro é superior ao do cientista e deste ao do filósofo. Em uma sociedade de massas o pensar é o menos importante e o mais perigoso para os governos.
.
5 – Se você quer ser líder e ter oportunidade de mudar o mundo, seja de humanas. Se você quer ser bem sucedido financeiramente numa sociedade de consumo sem precisar refletir e pensar muito e além de tudo poder tirar sarro de gente que usa calculadora como você, seja de exatas.
.
Toda divisão categórica do conhecimento é uma construção do pensamento. A nossa realidade é nem um pouco exata e a verdade apenas um vislumbre.
.
Feliz Dia da Toalha para todos, nerds orgulhosos e nerds que se libertarão.

 
_________________________________
Claudio Siqueira é publicitário e estudioso das relações humanas em Foz do Iguaçu, Pr.

Arquivos

Categorias

Meta