Tu contas e eu edito

  –  Workshop de redação literária fará livro no Paraguai  – 

.
O projeto “tu contas e eu edito” começou em abril deste ano e será concluída no início de novembro. O objetivo do workshop foi elaborado pelo jornalista, professora e assessora literária Jullianna Barreto, que reuniu seis meninas com idade entre 8 e 15 anos para escrever contos , nele elas aprenderão a selecionar, editar e lançar o livro.
.
As meninas começaram o workshop em abril e finalizará no início de novembro para fazer a divulgação no dia 30 de novembro, na cidade de na cidade de Hernandarias, no Paraguai.
.
“Este workshop propõe uma reunião semanal de duas horas, cada semana elas criam o projeto de um conto através das atividades que são realizadas em diferentes perspectivas. Eles têm uma noção do ambiente narrativo, personagens e tempo de acordo com o tipo de conto para identificar com seu estilo e foco”, explica Jullianna.
.
“As futuras autoras realizam o workshop para contribuir com a expansão cultural porque leva à reflexão e ao cultivo de boas atitudes, é uma experiência construtiva, inclusiva e mobilizadora”, completa a coordenadora do projeto. O grupo conta com a participação de , contando com a participação de Anna Paula Dávalos, Dhara Ramirez, Giovanna Ramirez, Paola Caires, Trinidad Boo e Victoria Livieres.
.
Para estabelecer relações entre o mundo mágico e o mundo real, a oficina desenvolve imaginação e criatividade, identificando nas integrante do grupo suas preferências, suas atitudes a tudo o que as rodeia e, como formam seus próprios conceitos através de descobertas e experiências. “Esta atividade contribui para o crescimento pessoal de cada membro, bem como a promoção do projeto é fundamental para o sucesso do mesmo”, diz Jullianna Barreto.
.
A assessora literária recomenda que essas avaliações são sempre feitas em benefício de três níveis: para compor, para verificação e para edição. “O mais importante não está na extensão do texto, mas a forma como ele nos move e ensina através de raciocínio e sentimento”, defende.
.
Os contos já produzidos durante o desenrolar do projeto projeto “Tu contas e eu edito” estão sendo selecionados para que se reúna o que melhor expresse qualidade literária.  A intenção é que em agosto já se entre na etapa da edição propriamente dita do livro.
.
É interesse de Jullianna Barreto que o projeto tenha uma segunda edição em 2019, dando oportunidade para que outras pessoas que não puderam alcançar as vagas. Ela também espera desenvolver uma edição em Foz do Iguaçu até esse período.

_______________________
Guatá/com assessoria

Arquivos

Categorias

Meta