Última hora

  –  Prazo para pedido de isenção da taxa do ENEM termina domingo  –

Cerca de 4 milhões de candidatos devem pedir a isenção (Foto: Agência Brasil )

A isenção da taxa de inscrição no ENEM 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio) termina neste domingo, 15. Inicialmente, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova, havia fixado o prazo final no dia. Conforme o órgão, mais de 2,5 milhões de candidatos já solicitaram a dispensa da taxa.
Este ano, com a mudanças implantadas pelo governo, o pedido de isenção acontece em data e procedimentos diferentes do processo de inscrição no exame. O candidato que solicitar a isenção do pagamento da taxa, obtendo ou não a dispensa do pagamento, deverá inscrever-se no ENEM 2018 entre os dias 7 e 18 de maio.
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado em 23 de abril. Quem tiver o pedido rejeitado poderá manifestar recurso da decisão até o dia 29 de abril. Candidatos beneficiados com a isenção no ano passado e faltaram ao exame deve justificar a ausência para concorrer à gratuidade em 2018.
 
Critérios – Conforme os critérios do edital, os estudantes isentos da taxa de inscrição são aqueles que cursam a última série do ensino médio em 2018, em escola pública. Também serão isentos do pagamento quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública ou que foi bolsista na rede particular, comprovada a renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.
Para conseguir a isenção da taxa de inscrição no ENEM 2018 pela condição social, o candidato deverá comprovar a vulnerabilidade e constar do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Será dispensado do pagamento quem atingiu nota mínima no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2017.

Clique para soliticar a isenção da taxa do ENEM 2018

__________________________________________
Paulo Bogler/H2Foz

Arquivos

Categorias

Meta