Um adeus ao lendário Morricone, que embalou até as Cataratas

O italiano Ennio Morricone, um dos maiores compositores da história do cinema, faleceu, aos 91 anos, nesta segunda-feira, 6 de julho. É dele a trilha sonora de “A Missão”, filme lançado em 1986, que teve locações no Parque Nacional do Iguaçu.

 

.

O italiano Ennio Morricone, um dos maiores compositores da história do cinema, faleceu, aos 91 anos, nesta segunda-feira, 6 de julho. O músico criou cerca de 500 trilhas sonoras, incluindo a do clássico “A Missão”, de 1986, que conta com cenas incríveis nas Cataratas do Iguaçu e rendeu a segunda indicação ao Oscar do compositor.

Em 2017, Ennio relembrou sua composição para o filme “A Missão”, que possui a cidade das Três Fronteiras como cenário. “A música de ‘A Missão’ nasceu de uma obrigação. Tinha que escrever um solo oboé, se passava na América do Sul no século 16, e tinha a obrigação de respeitar o tipo de música do período. Ao mesmo tempo também representar os índios da região. Todas as obrigações me prendiam (…). Mas também fizeram com que saísse algo claro”, disse o músico em uma entrevista para a agência de notícias francesa AFP.

.
Ouça o tema, de Ennio Morricone para o filme “A Missão”

 

Carreira – Ennio Morricone foi responsável por inúmeras partituras para filmes e televisão, compostas por mais de 50 anos. Entre os clássicos de sua carreira estão: “Era uma Vez no Oeste”, “Três Homens em Conflito”, “Os Oito Odiados”, “Cinzas no Paraíso”, “Os Intocáveis”, “Quando as Metralhadoras Cospem” e o aclamado “A Missão”. Morricone morreu, na manhã desta segunda-feira (06 de julho), em Roma, na Itália.

O maestro italiano foi indicado ao Oscar seis vezes, levando a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original com o longa “Os Oito Odiados”, de Quentin Tarantino. Em 2006, o músico recebeu um Oscar honorário por “suas magníficas e multifacetadas contribuições à arte da música cinematográfica”, sendo o segundo compositor da história a receber um prêmio honorário por seu conjunto de obras.

Foz do Iguaçu – Parte do acervo utilizado nas gravações do clássico “A Missão”, em 1986, estão em exposição no atrativo Marco das 3 Fronteiras – Brasil. Vale a pena conferir. A produção, que recebeu 6 indicações ao Oscar, possui cenas incríveis na Maravilha Mundial da Natureza.

Confira trechos do clássico filme “A Missão”, de 1986, no canal oficial das Cataratas no YouTube:

Veja também outras produções gravadas nas Cataratas do Iguaçu: https://bit.ly/37oJiSE

(Cataratas do Iguaçu)