Unila?

10 motivos para escolher a Universidade Federal da Integração Latino-Americana no Sisu 2020. Saiba por que você deve concorrer a uma das 823 vagas que a UNILA oferta para alunos brasileiros

Confira a lista de motivos para você também ser um estudante da Unila. (Foto Secom Unila)

Nesta terça-feira (21), inicia o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é a porta de entrada para ingresso em várias instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a universidade federal de Foz do Iguaçu que tem vocação internacional.

Até sexta-feira (24), às 23h59, estudantes que fizeram o Enem em 2019 podem inscrever-se diretamente no site do SiSU. E se você ainda está na dúvida sobre qual Universidade escolher, apresentamos aqui 10 motivos para você concorrer a uma das 823 vagas da UNILA no SiSU 2020.

Universidade bilíngue, Unila concentra o maior número de pós-graduações, em Foz do Iguaçu. (Foto: Secom Unila)



1.Cursos de graduação de qualidade
Ao optar pela UNILA no SiSU você pode escolher entre 28 cursos de graduação, de várias áreas do conhecimento. E embora a UNILA seja considerada uma instituição nova – completou 10 anos em 2020 – seus cursos de graduação já são reconhecidos pela qualidade. Dos 25 cursos já avaliados pelo Ministério da Educação, 24 receberam notas 4 e 5 (muito bom e excelente). O resultado das avaliações institucionais mostram o compromisso da UNILA com o ensino público, gratuito e de qualidade.

2. Localização privilegiada
A UNILA é a universidade federal de Foz do Iguaçu, cidade localizada na Tríplice Fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, a fronteira mais movimentada do Brasil. Uma das unidades da UNILA é o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que fica ao lado da Usina de Itaipu, uma gigante da engenharia, considerada a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. A UNILA também é vizinha de um dos últimos locais de conservação da Mata Atlântica: o Parque Nacional do Iguaçu, um dos trechos de vegetação original da ecorregião da Floresta do Alto Paraná, hoje reduzida a menos de 5% de sua área original. Toda essa região é um grande laboratório a céu aberto para projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos por docentes e estudantes.

3.Vocação internacional
A UNILA é uma universidade com os pés fincados em Foz do Iguaçu e a mente voltada para a América Latina. Nesse sentido, os cursos são formatados para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre a história e a realidade latino-americana. Ao formarem-se, o objetivo é que os egressos sejam capazes de contribuir para solucionar os problemas da região em suas áreas de atuação.

4.Uma Universidade bilíngue onde circulam várias línguas
Todo estudante da UNILA tem a possibilidade de aprender (pelo menos) um idioma estrangeiro. Durante os primeiros três semestres, os alunos fazem aulas de Espanhol no Ciclo Comum de Estudos, módulo curricular comum a todos os cursos da UNILA. O estudo do idioma Espanhol é obrigatório, porque a Universidade tem a proposta de ser bilíngue e muitas disciplinas são ministradas por docentes hispanofalantes. Mas, além do espanhol, a UNILA possibilita o acesso a vários outros cursos de línguas gratuitamente. O Programa Permanente de Línguas oferta, anualmente, oportunidades de capacitação de idiomas como guarani, inglês, alemão, grego, italiano, entre outras. As vagas são abertas para a comunidade interna (alunos e servidores) e também para a comunidade externa.

5. Convivência com a diversidade
A formação na UNILA acontece em um ambiente universitário culturalmente diverso, com a presença de estudantes de mais de 29 países. Atualmente, a instituição tem alunos de todos os países da América Latina e de países como Síria, Rússia, Angola e Congo. A convivência entre várias culturas e nacionalidades enriquece a formação acadêmica e é apontada como um dos principais diferenciais da UNILA.

6.Mobilidade internacional
O intercâmbio com outras culturas também acontece por meio da Mobilidade Internacional, que proporciona uma experiência acadêmica enriquecedora para os estudantes da UNILA. A instituição já firmou convênios de intercâmbio com 36 universidades, do continente americano e europeu. A UNILA também integra o Programa Académico de Movilidad Educativa da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (PAME-UDUAL), que dá acesso a mais 80 universidades da América Latina e do Caribe.

7.Iniciação Científica
Durante o período do curso de graduação, os estudantes podem participar de programas da UNILA voltados para o aprimoramento científico-acadêmico e o desenvolvimento de novas competências. A Iniciação Científica (IC), por exemplo, tem o objetivo de despertar a vocação científica e tecnológica, descobrindo talentos potenciais entre estudantes de graduação. Ao ser selecionado pelo programa de IC, seja como voluntário ou bolsista, os alunos têm a oportunidade de acompanhar as pesquisas desenvolvidas por professores – muitos deles considerados referência em suas áreas -, escrever artigos e apresentar os resultados das investigações em eventos científicos dentro e fora da Universidade.

8.Projetos de extensão
Os alunos também se envolvem nos projetos de extensão, ações destinadas a integrar a UNILA e os diversos segmentos da sociedade de Foz do Iguaçu e da região. Além de contribuírem para o desenvolvimento da comunidade, a extensão é uma forma dos estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

9. Biblioteca latino-americana
Para promover a difusão do conhecimento e contribuir no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade conta com a Biblioteca Latino-Americana da UNILA. São duas unidades (PTI e Jardim Universitário), que no total dispõem de um acervo de, aproximadamente, 80 mil volumes entre livros, CDs, DVDs e periódicos. Por meio da Biblioteca, os alunos também têm acesso a várias plataformas online para consulta a livros digitais e normas técnicas.

10.Pós-graduação
Desde a graduação, os alunos da UNILA estão em contato com pesquisas e discussões avançadas. Isso permite que, logo após a conclusão do curso, eles continuem a trajetória acadêmica na pós-graduação. Em Foz do Iguaçu, a UNILA é a instituição que concentra o maior número de programas de pós-graduação. São 12 cursos de mestrado e um curso de doutorado, permitindo formação continuada e pesquisas de ponta nas diversas áreas do conhecimento.

__________________________
Assessoria