Unila discute o México

  – Minicursos sobre a realidade mexicana em relação
a trabalho e empresas estão com inscrições abertas  – 

cidade mexico BanderaEntre os dias 1º e 3 de março (de terça a quinta), o Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) realizará dois minicursos com dois professores e pesquisadores de universidades do México – um no período da manhã (das 9h às 12h) e outro durante a tarde (das 14h às 17h). Os cursos são voltados para toda comunidade acadêmica da UNILA, em especial estudantes, técnicos, docentes e profissionais de Economia e Ciências Sociais, além da comunidade em geral. Haverá certificação de 9 horas para aqueles que participarem dos três dias do evento e de 20 horas para quem entregar um trabalho final, além da participação nos três dias. As inscrições devem ser feitas com o professor e organizador do evento, Fernando Romero, que também coordena o CIIRI. Não há limite de vagas. Os minicursos acontecerão no Parque Tecnológico de Itaipu.
O minicurso da manhã, “O mercado de trabalho no México, entre a segura informalidade e a formalidade precária”, será ministrado pelo professor da Universidad Autónoma de Aguascalientes (UAA), Octavio Maza Diaz Cortés, ex-chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia da UAA. Durante a tarde, será a vez do professor Juan Antonio Rodríguez González, docente da Universidad de Guanajuato (campus de Léon). Ele ministrará o minicurso “A conformação do empresariado no México: uma análise crítica de sua atuação econômica e sociopolítica”.
“São dois temas importantíssimos que trazemos para o debate. A questão do trabalho precário, da informalidade, os vínculos das empresas com os poderes políticos. Isso tudo é bastante contemporâneo e não se restringe à realidade mexicana, sendo um debate importante para outros países latino-americanos”, explica o professor. Ambos os docentes já estão no Brasil para atividades diversas e tiveram interesse em conhecer a UNILA. “Permitirá um intercâmbio teórico e acadêmico bastante importante, além da compreensão mais profunda de outras realidades, no caso, a mexicana”, finaliza.


Unila
 

Arquivos

Categorias

Meta