Unioeste realiza “Jornadas Negras” on-line a partir do dia 26

Evento este ano homenageia o escritor afro-colombiano Manuel Zapata Olivella. Inscrições gratuitas.

As Jornadas Negras da Unioeste – Arte, Literatura e Tradução se propõem a oferecer aos seus participantes, em ambientes virtuais, conhecimento e reflexão sobre a contribuição africana e ameríndia às línguas, literaturas, artes e à tradução na América Latina. Desta vez, o homenageado das Jornadas será o escritor afro-colombiano Manuel Zapata Olivella, autor de Changó el Gran Putas (1983), cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. O evento on-line será de 26 de outubro a 11 de dezembro de 2020.

Inscrições, programação e mais informações você confere através do link:
https://www.e-inscricao.com/ensinoeextensaoletras/jornadasnegras

O homenageado

O evento da Unioeste homenageia o escritor afro-colombiano Manuel Zapata Olivella, autor de Changó el Gran Putas (1983), cujo centenário de nascimento é celebrado este ano.

Manuel Zapata Olivella nasceu em Lorica, Colômbia, em 17 de março de 1920, e morreu em Bogotá em 19 de novembro de 2004.

Radicou-se em Cartagena das Índias ainda muito jovem, foi médico, antropólogo, folclorista e escritor e é considerado o mais importante representante da literatura afro-colombiana e um dos mais importantes de todas as Américas. Changó el gran putas, sua obra mestra, é um grande épico, com cinco partes, passadas entre a África, Brasil, Haiti, Colômbia e Estados Unidos, que abrange quinhentos anos de história em que os deuses tutelares e a visão de mundo da religião iorubá são os grandes protagonistas.

Neste ano de 2020, a Colômbia e o mundo comemoram 100 anos de seu nascimento. Este ano, a Feira do Livro Internacional de Cali – FIL CALI 2020, celebra, igualmente, este grande escritor. E a UNIOESTE reúne em sua homenagem algumas das muitas vozes de resistência dessa Diáspora Negra para mostrar que os caminhos abertos por Zapata não foram em vão.

Assessoria

Arquivos

Categorias

Meta