Unioeste viva

Instituição debate 40 anos de ensino superior em Foz.
Tema é a pauta principal do Fórum da Comunidade; inscrições estão abertas

Vista aérea da construção do campus iguaçuense da Unioeste. Sua conclusão exigiu mobilizações da comunidade. (Foto: divulgação)

A história do ensino superior na cidade começou com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu (Facisa), no ano de 1979. No começo, eram dois cursos mantidos em espaços físicos cedidos.

Na década de 1980, a mantenedora da instituição passou a ser fundação. Foi um passo para o processo formal de estadualização das faculdades isoladas de Foz, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, que resultaria na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Unioeste.

O processo de criação de uma instituição pública de ensino superior em Foz do Iguaçu foi permeado pelo movimento da comunidade pela federalização da Facisa. Foram várias mobilizações e atividades públicas, inclusive em Brasília (DF), tendo à frente estudantes.

Jornal dos estudantes da Facisa, editado em 1986. Em sua capa mostra o resultado de movimento reivindicatório pela federalização das faculdades isoladas do Oeste paranaense. A mobilização incluiu uma caravana de estudantes, professores e prefeitos de toda a região Oeste à Brasília.
(Acervo: Documentos revelados)

A trajetória de quatro décadas de ensino superior no município será a pauta principal do Fórum da Comunidade da Unioeste/Foz. Sua sexta edição ocorrerá segunda-feira, 8, às 19h, no campus da universidade. As inscrições para o encontro são feitas pela internet.

O fórum é um canal institucional de diálogo entre as comunidades acadêmica e externa. Essa instância consultiva, instituída por meio de resolução, objetiva aproximar a universidade e a sociedade iguaçuense e regional.

Na plenária do Fórum da Comunidade, serão apresentados uma síntese do atual quadro do ensino universitário e o calendário dos 40 anos de educação superior em Foz do Iguaçu. Os temas estarão abertos para debate e encaminhamentos dos participantes.

Outras pautas

A sessão do evento fará a indicação de representantes da comunidade para integrar o Conselho de Campus, instância máxima de deliberação da Unioeste/Foz. A pauta inclui também a escolha da nova Comissão Executiva do Fórum da Comunidade.

Serviço:
Fórum da Comunidade da Unioeste/Foz
Data: segunda-feira, 8
Horário: 19h
Local: miniauditório da Unioeste/Foz (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.300, Polo Universitário)
Inscrições: www.unioeste.br/eventos/forumdacomunidade

_________________________
Paulo Bogler com assessoria

Arquivos

Categorias

Meta