Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Unioeste viva

Instituição debate 40 anos de ensino superior em Foz.
Tema é a pauta principal do Fórum da Comunidade; inscrições estão abertas

Vista aérea da construção do campus iguaçuense da Unioeste. Sua conclusão exigiu mobilizações da comunidade. (Foto: divulgação)

A história do ensino superior na cidade começou com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu (Facisa), no ano de 1979. No começo, eram dois cursos mantidos em espaços físicos cedidos.

Na década de 1980, a mantenedora da instituição passou a ser fundação. Foi um passo para o processo formal de estadualização das faculdades isoladas de Foz, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, que resultaria na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Unioeste.

O processo de criação de uma instituição pública de ensino superior em Foz do Iguaçu foi permeado pelo movimento da comunidade pela federalização da Facisa. Foram várias mobilizações e atividades públicas, inclusive em Brasília (DF), tendo à frente estudantes.

Jornal dos estudantes da Facisa, editado em 1986. Em sua capa mostra o resultado de movimento reivindicatório pela federalização das faculdades isoladas do Oeste paranaense. A mobilização incluiu uma caravana de estudantes, professores e prefeitos de toda a região Oeste à Brasília.
(Acervo: Documentos revelados)

A trajetória de quatro décadas de ensino superior no município será a pauta principal do Fórum da Comunidade da Unioeste/Foz. Sua sexta edição ocorrerá segunda-feira, 8, às 19h, no campus da universidade. As inscrições para o encontro são feitas pela internet.

O fórum é um canal institucional de diálogo entre as comunidades acadêmica e externa. Essa instância consultiva, instituída por meio de resolução, objetiva aproximar a universidade e a sociedade iguaçuense e regional.

Na plenária do Fórum da Comunidade, serão apresentados uma síntese do atual quadro do ensino universitário e o calendário dos 40 anos de educação superior em Foz do Iguaçu. Os temas estarão abertos para debate e encaminhamentos dos participantes.

Outras pautas

A sessão do evento fará a indicação de representantes da comunidade para integrar o Conselho de Campus, instância máxima de deliberação da Unioeste/Foz. A pauta inclui também a escolha da nova Comissão Executiva do Fórum da Comunidade.

Serviço:
Fórum da Comunidade da Unioeste/Foz
Data: segunda-feira, 8
Horário: 19h
Local: miniauditório da Unioeste/Foz (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.300, Polo Universitário)
Inscrições: www.unioeste.br/eventos/forumdacomunidade

_________________________
Paulo Bogler com assessoria

Arquivos

Categorias

Meta