Urgente!

  –  Por que é importante participar da campanha
“Salve o Parque Nacional da Serra da Capivara”  –  

Paredões do Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Joaquim Neto
Paredões do Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Joaquim Neto

Uma petição online no site Avaaz.org tenta salvar o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), unidade de conservação ameaçada por escassez de recursos. Em razão de uma mudança legislativa, o repasse de valores provenientes da União e de compensações ambientais para o Parque está atrasado. A manutenção da unidade custa, ao todo, R$ 6 milhões por ano.
O Parque Nacional tem cerca de 130 mil hectares que reúnem uma das maiores concentrações de tesouros arqueológicos do mundo, sendo local de constantes descobertas sobre o início da ocupação das Américas. Patrimônio arqueológico internacional, o parque está seriamente ameaçado pela falta de verba: centenas de funcionários encarregados de preservação tiveram que ser demitidos; guaritas de observação estão desocupadas e mal equipadas; trilhas foram bloqueadas por árvores tombadas e desenhos pré-históricos começam a sofrer a ação das intempéries e de animais. Além disso, espécies que habitam a área, como onças e tatus-bola, tornaram-se alvos fáceis para caçadores.
Serra_da_Capivara_-_Several_Paintings_2b
Pintura rupestre na Serra da Capivara. Vestígios dos primeiros passos humanos nas Américas.

Em recente matéria para o portal G1, Niéde Guidon, diretora-presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e também administradora do Parque Nacional Serra da Capivara, revelou que, além das questões acima, recursos que poderiam ser arrecadados com visitações não o são porque o aeroporto da região está fechado, e não recebe vôos comerciais.
A campanha busca reunir, no mínimo, 500 assinaturas que serão enviadas ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, exigindo providências. Para participar, acesse este link.


wikiparques/g1
 

Arquivos

Categorias

Meta