Vai encarar?

  –  Enem 2017 está com inscrições abertas  –


Candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem realizar a inscrição até o próximo dia 19 de maio, apenas pela internet. Este ano, serão dois domingos seguidos e prova, aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro, às 13:30 horas. O exame serve para o ingresso em universidades públicas e para a obtenção de financiamento em instituições privadas de ensino superior.
A taxa de inscrição é de R$ 82, mais cara em relação ao ano passado. Estão automaticamente isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas que concluem o ensino médio este ano. Podem solicitar a isenção os participantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral na rede particular e os que comprovem vulnerabilidade social.
Entre as mudanças do Enem para este ano está a aplicação das provas em dois dias. No primeiro domingo, acontecem as avaliações de redação, Ciências Humanas e Linguagens. As respostas às 90 questões e o texto deverão ser concluídos em cinco horas e meia. No segundo domingo, os candidatos fazem as provas de Matemática e Ciências da Natureza, devendo concluí-las em até quatro horas e meia.
Atendimento específico
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação do Enem 2017, oferece atendimento especializado para pessoas de baixa visão, cegueira, autismo, deficiência física e outras necessidades. Também está disponível atendimento especifico a gestantes, idosos e estudantes em classes hospitalar. O órgão educacional ainda dispõe de recursos de acessibilidade, como vídeoprova em Libras para os participantes com deficiência auditiva e surdez. Os candidatos devem solicitar o recurso na inscrição.
Outras mudanças
Com as modificações feitas pelo Governo Federal, este ano a nota do Enem não poderá ser usada para a certificação de conclusão do ensino médio. O Ministério da Educação prometeu para o segundo semestre de 2017 ampliar a abrangência do Encceja. Aplicado pelo Inep, atualmente o Encceja certifica exclusivamente o término do ensino fundamental.
O Enem 2017 também eliminou o chamado “ranking por escola”. Nas edições anteriores, o governo divulgava a lista com as maiores notas médias atingidas por estabelecimentos de ensino em todo o país. A mudança foi justificada devido ao uso inadequado dos resultados por algumas instituições. Além disso, determinadas escolas passaram a investir na formação de turmas especiais de alunos com o propósito de obter notas altas no exame e usá-las como elemento de propaganda.
 

Arquivos

Categorias

Meta