Vem aí o Congresso Humanidades nas Fronteiras

  –  Abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o congresso de caráter internacional –

Estão abertas as inscrições de trabalhos para o 1º Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas, evento que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, em Foz do Iguaçu. As propostas de comunicação devem ser enviadas até o dia 25 de agosto, por e-mail, para os coordenadores dos simpósios, cuja lista está disponível na página do evento. Já o prazo de inscrição para ouvintes é até o dia 9 de outubro.
O evento é uma realização em parceria entre a UNILA e a Unioeste, integrando os Programas de Pós-Graduação em Literatura Comparada e Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA), ambos da UNILA; além do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Unioeste. A proposta é constituir um espaço para a construção, o intercâmbio e a difusão de saberes produzidos na área de Humanidades e Letras. O Congresso será sediado na Unioeste e também abriga a segunda edição das Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Culturas.
“O Congresso é uma excelente oportunidade de iniciarmos a construção de saberes conjuntos, voltados às questões latino-americanas e da fronteira, que suscitam as pesquisas desses três programas de pós-graduação, congregando interdisciplinarmente investigações de docentes de diferente áreas e instituições de ensino”, afirma Antonio Rediver Guizzo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) da UNILA.
Ainda segundo o docente, que é um dos coordenadores gerais do Congresso, o evento também promove a consolidação da parceria entre a UNILA e a Unioeste. “Isso fortalece os grupos de pesquisa dessas instituições e, também, a soma dos esforços dessas duas universidades na busca por respostas às problemáticas que se impõem em nosso contexto regional e continental”, complementa.
 
Programação – No total serão 16 simpósios, e os eixos temáticos que compõem o Congresso são: fronteiras, culturas e estéticas latino-americanas; e abordagens epistemológicas e metodológicas recentes (interdisciplinares em humanidades, literatura e artes). A programação abrange mesas-redondas, apresentação de pôsteres e de trabalhos nos simpósios, atividades culturais, além de palestras. Entre os palestrantes está o professor Jacques Fux, pós-doutor em Literatura pela Unicamp, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura com o livro “Antiterapias” e do Prêmio Capes de Melhor Tese de Letras/Linguística do Brasil. Ele é pesquisador visitante na Universidade de Harvard e autor do romance “Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor”.
Também marca presença no evento a professora Cecilia Inés Luque, da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. A pesquisadora é PhD em Literatura e Linguística Hispânica e Luso-Brasileira, pela University of Minnesota, e atua no ensino das literaturas latino-americanas na Faculdade de Línguas e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidad Nacional de Córdoba. A docente trabalha com uma perspectiva teórica que reúne os Estudos Culturais, os Estudos Pós-Coloniais e os Estudos de Gênero.
Acesse a página do evento. Clique, aqui
_____________________
Unila

Arquivos

Categorias

Meta