– Iguaçuenses têm livros gratuitos nos ônibus do transporte urbano –
Assim como o “Epidemia de Poesia”, o projeto Roda Livros é mais uma iniciativa da Fundação Cultural que permite ao usuário do transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu tomar um livro emprestado, levar para casa e devolver quando terminar de ler. Tudo isso sem nenhuma burocracia.
Os livros ficam expostos em ‘spencers’ dentro dos ônibus. Pegue o gênero que mais interessa e comece a viagem. O bacana, mesmo, é não esquecer de devolver e também contribuir com o projeto, doando ou substituindo com algum livro que tenha em casa. Isso não é regra. Trata-se apenas de sugestão. A Fundação Cultural disponibiliza nove mil exemplares, em caráter experimental, nos 50 dos 150 ônibus que estão circulando com apoio do Consórcio Sorriso, que tem a concessão do serviço na cidade.
O acervo biográfico é variado. Ficção, não-ficção, história em quadrinhos e literatura infantil, autoajuda, romances e religião. Mas de repente, é possível encontrar um livro de história nos ônibus. A interação entre o leitor e o projeto vai determinar a rotatividade e o gênero que estarão expostos dentro da ‘lotação’. A devolução pode ser feita em outras linhas do transporte coletivo, conforme, a política de empréstimo estabelecida. Motoristas e cobradores também poderão usufruir do projeto, podendo fazer leituras nos intervalos de final de linha.
Os livros serão repostos semanalmente no Terminal de Transporte Público no centro da cidade. Pegue carona nessa ideia! Foz está exalando cultura. Não tem como ficar de fora desses projetos!
Fotos e texto: Assessoria Fundação/Boletim “Em Cartaz”